Sobre o circuito

Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira

Sobre o circuito

Circuitos Turísticos são Instâncias de Governança Regional, instituídos pela Secretaria de Estado de Turismo do Governo de Minas Gerais, que reúnem municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais, ambientais e econômicas que se associam para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável.

O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, fundado em 13 de dezembro de 2001, é uma entidade registrada como Pessoa Jurídica de direito privado, com autonomia financeira e administrativa. O quadro social é constituído pelas Prefeituras Municipais, empresas, profissionais autônomos e empreendedores. Em 2006. o C.T. Caminhos do Sul de Minas recebeu o Certificado de Reconhecimento, como apto a participar da Política de Desenvolvimento do Turismo do Governo de Minas Gerais.

O objetivo principal do C.T Caminhos do Sul de Minas é fomentar o profissionalismo do turismo regional para estimular e fortalecer o fluxo turístico nos municípios, gerando emprego, renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas. O Circuito coordena o levantamento dos Inventários Turísticos, orienta a formatação de produtos, capacita os profissionais que atuam no setor através de diagnósticos setoriais, oficinas, consultorias empresariais e missões técnicas.

Objetivos

As forças que mais se destacam nos Caminhos do Sul de Minas são sua localização estratégica, próxima aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, seus recursos naturais e seu patrimônio cultural e artístico.

Por isso, o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas tem investido muito na sensibilização e mobilização da Comunidade, do Setor Público e Privado, no sentido de incentivar a criação de atividades e eventos que provoquem o aumento do fluxo turístico e do tempo de permanência do visitante nos Municípios integrantes.

Assim, a captação de novos Associados, as Redes Empresariais já estabelecidas em alguns Municípios, o treinamento dos empresários e empreendedores que fazem parte da rede de fornecedores dos produtos e serviços turísticos na região, as constantes visitas aos Municípios para acompanhamento das ações públicas e privadas em favor do desenvolvimento turístico são ações, da Diretoria Administrativa e da Secretaria Executiva dos Caminhos do Sul de Minas, que fortalecem a união entre os Municípios e favorecem o despertar da comunidade regional para o turismo como fonte de desenvolvimento econômico e social.

Missão

Orientar e estimular os associados para atuarem na construção e no desenvolvimento do turismo sustentável no Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas.