Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí é conhecida nacionalmente por sua vocação tecnológica. É modelo de Arranjo Produtivo Local bem sucedido, abrigando Instituições de ensino e de pesquisa e mais de 120 micros e pequenas empresas nos segmentos da eletrônica, telecomunicações e informática. Além dos atrativos para o Turismo Tecnológico e de Negócio, conta com belas paisagens, cenários perfeitos tanto para aqueles que buscam tranquilidade como para quem gosta de aventura, com destaque para a Serra do Paredão que proporciona sintonia ideal para os amantes da natureza ou praticantes de vôo livre. No Turismo Religioso, o Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia integra os caminhos da fé. Eventos como a Festa de Santa Rita de Cássia, realizada no mês de maio, e o Carnaval, de beleza e tradição, são algumas das riquezas culturais do município.

Venha descobrir os atrativos de Santa Rita do Sapucaí, cidade denominada “Vale da Eletrônica”, localização em uma das regiões que mais se desenvolve no país.

Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita, que se instalaram às margens do Ribeirão do “Mosquito”.

Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o “Contestado”, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha.

Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal.

O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviram-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesia que iria celebrar o nome da Santa.

Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após, falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.

No dia 22 de maio o Pe. Mariano Acciolli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que tão ciosamente trouxeram de Portugal, e estava fundada a freguesia de Santa Rita do Sapucaí.

Sapucaí, do Tupi-Guarani, significa a terra das Sapucaias. Sapucaia é uma espécie de árvore. Na Praça Santa Rita, próximo à estátua em homenagem ao Cel. Existe um raro exemplar.

Prefeitura Municipal

Telefone: (35) 3473-3200
Endereço: Rua Cel. Joaquim Neto, 333, Centro. Santa Rita do Sapucaí – MG
Site: www.santaritadosapucai.mg.gov.br
E-mail: gabinete_prefeito@pmsrs.mg.gov.br

Rodoviária

Telefone: (35) 3471-3001 ou (35) 3471-2391
Endereço: Alameda José Cleto Duarte, s/n, Centro. Santa Rita do Sapucaí – MG

Secretaria Municipal de Esportes,Cultura,Lazer e Turismo

Telefone: (35) 3471-2403
Endereço: Rua Barão do Rio Branco. Santa Rita do Sapucaí – MG
Site: www.santaritadosapucai.mg.gov.br
E-mail: cultura@pmsrs.mg.gov.br

Hospital Antônio Moreira da Costa

Telefone: (35) 3471-1333
Endereço: Rua Comendador Custódio Ribeiro, s/n, Centro. Santa Rita do Sapucaí – MG

114º Companhia da Polícia Militar/20º BPM

Telefone: (35) 3471-5626
Endereço: Rua Cel Joaquim Neto, 310, Centro. Santa Rita do Sapucaí – MG

Fotos