Circuito de Enduro a Pé

O Enduro a Pé no Sul de Minas teve início em 2001, e ao longo dos anos já foram organizadas mais de 20 edições, nas cidades de Brazópolis, Piranguinho e Itajubá, se tornando um dos mais tradicionais eventos de trekking da região da Serra da Mantiqueira.

O Circuito de Enduro a Pé Caminhos da Mantiqueira, agora em seu segundo ano, surgiu da parceria com o Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira com o Enduro a Pé no Sul de Minas, o qual já está completando 18 anos de existência. O evento já contou com a participação de mais 3.000 aventureiros, das mais variadas regiões do Brasil, em sua maioria de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Tendo grande preocupação com a sustentabilidade e trazendo a conscientização para com o meio ambiente, onde foram plantadas mais de 800 árvores e arrecadadas quase duas toneladas e meia de alimentos, que foram doados a instituições de caridade nas cidades participantes. 

O evento premia os melhores colocados com mais de R$ 2.000,00 reais em prêmios, contando com grandes parcerias que buscam o fortalecimento e o desenvolvimento turístico regional através do esporte que alia qualidade de vida, sustentabilidade e a conscientização com o meio ambiente.

O Enduro a Pé é uma prova de regularidade cujo objetivo é percorrer a pé, um percurso pré-determinado pela organização, através de estradas, trilhas em matas, transpassando riachos e etc., dentro de velocidades médias e condições estabelecidas pelo organizador da prova.

A mesma é disputada por categorias “dupla” ou “equipes”, formadas com 3 a 6 integrantes. São fornecidas duas planilhas de navegação, as quais definem o trajeto a ser percorrido e contém ainda informações tais como: distâncias, velocidades médias, tempos de paradas (neutros) e etc.

Cada equipe inicia a prova com zero pontos, onde deve calcular e cumprir seu tempo ideal em cada ponto do trajeto com base em seu horário de largada e na planilha de navegação.

Para medir o desempenho de cada equipe, cabe ao organizador posicionar os postos de controle (PC’s) ao longo do trajeto regular da prova. Neles, as equipes acumulam pontos devido a atrasos, adiantamentos ou penalidades. Ao final da prova é declarada vencedora a equipe que acumular menos pontos.

O Enduro a Pé foi idealizado para qualquer tipo de pessoa, não é necessário preparo físico especial, basta gostar de caminhar e curtir a natureza.

O tempo de prova pode variar de 3 a 5 horas.